• dezembro 2008
    S T Q Q S S D
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

LIDERANÇA MORAL

A liderança moral nada mais é do que o uso de uma celebridade fabricada para manipular a opinião das massas,  dessa forma muitos aceitam os objetivos do governo mundial. A ONU costuma chamar esse tipo de pessoas como embaixadores da boa vontade e também cria a liderança através de estímulos como o Prêmio Nobel. O líder moral pode ser um ator de cinema ou novela, um esportista, um líder religioso, um político, feiticeiro  e outros, mas a preferência é que seja alguém fabricado pela mídia do entretenimento popular, pois esses estão mais presentes no dia a dia das massas. Dentro da liderança moral temos a educação moral (uma educação extremamente imbecil) feita através da mídia pelos mesmos.

 

LIDERANÇA MORAL

* Agirmos só no presente, sem uma visão de algo melhor, é apenas passatempo. E sonhar com o mundo melhor, sem tentarmos mudar na prática o nosso mundo real, é apenas um sonho. Filósofos e sonhadores tivemos e temos em grande quantidade. O que necessitamos é de Líderes Morais.

No cerne da crise global que atualmente aflige a humanidade há uma escassez generalizada de liderança moral em todos os liderancasegmentos da sociedade humana, conforme o que é tristemente indicado pelas evidências crescentes de negligência ética e de corrupção encontradas entre autoridades dos níveis mais altos da sociedade tanto em instituições públicas como em privadas pelo mundo todo. Se jamais houve na história um momento em que o mundo todo mais precisou de liderança moral, então este é o momento, pois essa é a primeira vez que a sobrevivência de toda a raça humana está em risco. Portanto, é de grande importância identificar e discutir algumas das principais habilidades que caracterizam a liderança moral, que devem ser estimuladas e desenvolvidas na família e na escola através de um amplo e integrado programa de educação moral.

Em nossa estrutura de educação moral, a verdade é a base para definir o que é responsabilidade moral. Propõe-se que há duas verdades morais fundamentais que toda pessoa deve obedecer: a busca e o reconhecimento da verdade, e a aplicação dessa verdade na transformação pessoal e social, bem como em todos os outros aspectos da vida quotidiana. Quando cada indivíduo se esforça para cumprir com essas reponsabilidades, então a luz da verdade pode guiar a obtenção do duplo propósito da existência humana. Por “verdade”, não se entende apenas aquilo que é descoberto pela [1] pesquisa científica, mas também a verdade espiritual que é revelada pelas grandes religiões do mundo, que deram à nossa civilização sua base moral e espiritual. Essas duas fontes de verdade não são contraditórias, e sim complementares. Ambas são necessárias ao desenvolvimento de uma civilização em progresso constante.

FUNÇÕES DA LIDERANÇA

Estudos sociológicos indicam que há duas funções básicas de liderança dento de um grupo. Uma delas refere-se à promoção da unidade desse grupo. A efetiva promoção dessa unidade requer a capacidade de facilitar processos consultivos que permitam a tomada coletiva de decisões(...) Ambas funções são essenciais ao bem-estar de qualquer grupo, quer seja ele uma família, uma organização, ou uma comunidade local, nacional ou mundial.

A liderança para o século XXI deve ser caracterizar por:

* Um forte, profundo sentido para perceber os problemas atuais e do futuro;

* Habilidade para comunicar essas preocupações com clareza e significado, criando assim um forte senso de compromisso de outras pessoas para com suas idéias;

* Desejo de desenvolvimento de todos, o crescimento pessoal (teologia da prosperidade); permanente e o fortalecimento de cada indivíduo como fundamental para o sucesso dos projetos e das comunidades;

* Cultivo cuidadoso de sua própria intuição;

* Finalmente, o líder de amanhã deve estar comprometido com a celebração e a alegria, com as pessoas e as riquezas humanas, ter uma profunda crença na dignidade, amor e potencial criativo de cada pessoa, para poder enfrentar os desafios do próximo século com segurança e sucesso.

* Perfil do líder que o mundo necessita hoje é daquele:

* Cujo propósito é a transformação individual e social;

* Comprometido totalmente com valores e princípios morais baseados na livre investigação da verdade;

* Inspirado por um sentido de transcendência;

* Guiado no exercício de suas capacidades para o serviço ao bem comum.

As três características fundamentais de um líder moral são:

1- Conhecimento básico do mundo em que vive;

2- Visão (utopia) clara do mundo que deseja alcançar;

3- Compromisso pessoal para trabalhar para tornar realidade este mundo ideal.

Fonte:

[1] – o vale número 6 de Baha’u’lláh

THE RESEARCH CENTRE FOR GLOBAL GOVERNANCE