• julho 2020
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

As Cartas do Apocalipse – galardões

Os passos do cristianismo são: 1) Conversão; 2) santificação e 3) identificação com as cartas do Apocalipse  e 4) Galardões. Devido a nossa limitação humana é um pouco difícil comparar com algo, pois só conhecemos esse mundo, mas mesmo assim, trata-se de alimento, poder, prêmios e outras coisas de origem espirituais.  OS galardões são:

1) Éfeso:

 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse (2:7)

2) Esmirra

 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse (2:10)

3) Pergamo

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse (2:17)

4) Tiatira

 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Apocalipse 2 (26-28)

5) Sardes

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse (3:5)

6) Filadelfia

 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3 (11-12)

Na tentativa de ajudar um pouco na interpretação. De todas as igrejas, essa é a que mais está cansada de esperar o fim. Devido a essa grande expectativa, JESUS tenta consolar dizendo que virá sem demora.

7) Laodicéia

 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse (3:21)

 

Perspectiva Bahá’i:  O batismo com o falso espírito santo de Baha’u’lla entregará “galardões” aos seus escolhidos:

“Para a revelação de tão grande favor, parece ser indispensável um período de turbulência… tão somente, possa preparar uma humanidade impenitente para o galardão que ela é destinada a herdar.” (Shoghi Effendi, Chamado às Nações)

Os galardões do cristo cósmico são para esse mundo e podem ser coisas como êxtase, visões, comunicação com espíritos…Mas diferente dos galardões do Apocalipse isso é algo passageiro e provocara estabilidade emocional:

“Ora se acha atônito ante a formosura do Todo-Glorioso; ora sua própria vida o deprime. Quantas foram as árvores místicas desarraigadas por este ciclone da admiração; quantas as almas por ele levadas à exaustão. Pois nesse Vale o peregrino é lançado em confusão” (Baha’u’llah, Sete Vales)

A solução para a estabilidade emocional é a implantação da economia divina de Baha’u’llah, no caso de pessoas espirituais o seu sinal unificador na fronte da testa das pessoas.

“Antes, pois, que o rouxinol do paraíso místico se recolha para o jardim de Deus, e os raios da manhã celestial voltem ao Sol da Verdade, faze um esforço para que, nesse monte de pó que é o mundo mortal, possas aspirar, quiçá, uma fragrância do jardim eterno,” (Baha’u’llah, Sete Vales)

Nessa cena, Baha’u’llah se manifesta espiritualmente, batiza as pessoas com o falso espírito santo é sobre para as regiões celestiais do mal (claro!ele vai pensar que está indo para o céu), onde o seu trono está preparado . Como o êxtase ficou instável na Terra, a única forma de fazer a ligação do trono  com esse mundo é através da marca implantada na fronte da mão  ou testa. Essa seria a “fragrância” do jardim eterno que ele descreve, um sinal ( a estrela de nove pontas) que garante participação na economia e adoração ao cristo cósmico.

Em Apocalipse podemos ver que essa ligação  entre os mundos permite que o castigo de DEUS seja derramado no trono onde Baha’u’llah estará, esse por sua vez terá reflexos nos portadores do sinal da sua economia divina aqui na Terra:

“E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.”  (Apocalipse 16 : 10)