As mentiras do fascismo neoliberal

riquinho_brinquedo

Triste é viver debaixo do sol – ainda mais no verão – e olhar para o mundo cansado e sem forças por ser apenas um espectador da vida em que nada pode alterar nos fatos…Direita, ultra direita, extrema direita e até parteiros da nova direita (me refiro a Olavo de Carvalho. Não exatamente ao filósofo, mas  as desgraças que ele pariu sem perceber (MBL, Kin Kataguri e outros) participam dessa transição

O cinismo e a mentira prevalecem para tapear um povo burro e adormecido. Me refiro em especial a tragédia paulista/paulistana, pois o mesmo partido (PSDB) tem domínio total do poder e pode fazer o que bem quiser. Duas notícias chamaram a atenção nesse ano que inicia, embora pareça que estamos regredindo ao sofismo dos tempos socrático. Vejamos:

O insuportável governador e dono do Estado de São Paulo que detém  o poder por mais de duas décadas elegeu sua cria para prefeito. Ambos usam, a mídia (Folha de São Paulo, Globo, R7…)para vender a idéia de que se preocupam com os pobres. O primeiro deu cinco reais para um garoto de rua e o segundo se vestiu de gari.

Essa é uma das táticas mais podres e imundas que fazem nos sentir vergonha de ser humanos. Pessoas da aristocracia política  que apenas participam da transição neoliberal do capital, onde banqueiros e megas indústrias controlarão o pais jamais se preocupariam com pobres ou garis. O importante aqui é que a população veja o ato como gesto de humildade, dessa forma eles podem convencer e trocar conceitos para que o mal se pareça com o bem.

– Se temos racionamento de água o povo protesta ( PT), mas quando a direita chama de rodízio (PSDB) não tem nada de errado.

Se a passagem aumenta dez centavos protesto (PT), porém  quando se congela uma passagem de ônibus, mesmo repassando mais de 30% do valor na integração e outros bilhetes de transporte não tem nada errado. Afinal, o bom gestor( PSDB) sabe que os custos estão elevados para o transporte e só faz ajustes necessários.  Obra paralisada é corrupção (PT), mas se for de direita (PSDB)  não tem nada de errado, pois o conceito muda para contenção de gastos. O bom gestor sabe quando deve economizar. Spray de pimenta… Ditadura comunista (PT), mas se for PSDB  é necessário, pois o bom gestor sabe manter a ordem.

Dória JR lembra muito uma bipolaridade de personalidade entre riquinnho e homem brinquedo. O dinheiro sujo  e corrupto de riquinho faz aparentar que ele  ajuda os pobres. Já o homem brinquedo cria a ilusão de que suas brincadeiras não são letais. Entende-se no mundo real  como brincadeiras as austeridades do fascismo neoliberal ( Falsa contenção de gastos, pagamentos atrasados, fim de aposentadorias ou de qualquer direito trabalhista).

Longe de ser petista ou qualquer coisa nessa vida, mas até quando durará essa ilusão de que qualquer tipo de poder se importa com a população?

Referência:

Jornaleco da Folha de São Paulo que agora cobra R1, e sei lá quanto centavos para ler uma notícia tosca de quinta categoria.

Anúncios