Campanha de boatos

Inwo whispering“Rose, uma pessoa dos Estados Unidos me avisou  que é pra tirar todo o dinheiro do banco! Quem tem poupança (é pra tirar)  porque dia 18 vai ter o saqueamento dos bancos. A Dilma vai saquear todos os bancos, até conta salário! . É a chefe do Banco do Brasil dos Estados Unidos que avisou pra ela, pra ela avisar pro povo brasileiro pra abastecer bastante a casa com comida e com petróleo porque eles vão trancar tudo!”

O texto acima tem se espalhado nas redes sociais (Whatss e face) de uma forma muito veloz. A técnica usada é muito interessante, sem fundamento, mas muito interessante… Parece que para qualquer coisa ter valor no mundo precisa passar primeiramente pelo aval dos Estados Unidos e em alguns casos para que a boato tente se parecer com a verdade a mesma mensagem usa versões contendo saudações no formato cristão como nesse caso.

O restante do texto segue usando falta de coerência, conceito e lógica, por exemplo: uso da palavra saquear no lugar de confiscar, a palavra petróleo no lugar de gasolina ou atribuir ao Banco do Brasil coisas que só o BACEN poderia fazer. Alguns anos atrás um deputado do PT lançou um projeto que tinha essa finalidade e se chamava “poupança fraterna”, porém está arquivado desde 2008.

Saindo do boato para a realidade..A presidanta do Brasil até gostaria de fazer um confisco, mas isso afundaria de vez a sua carreira e também não se tem a necessidade devido ao grande assalto nas taxas de conta de luz, aposentadorias, concessões de rodovias, impostos… Todo esse dinheiro já está na mão da superestrutura capitalista o que está em jogo é apenas a distribuição entre os partidos via corrupção.

Mas a missão do boato continua mostrando a sua importância, ou seja, a velocidade com que um pensamento se propaga e essa é uma das armas mais perigosas em qualquer regime totalitário, por exemplo: se o governo quiser colocar a culpa de algo em pessoas inocentes rapidamente terá apoio das massas. Nesse caso, podemos criar uma situação na qual um pequeno grupo de pessoas que se opõe a unidade da diversidade do cristo cósmico Baha’u’llah sejam culpadas por algum atentado e classificadas como terroristas, homofóbicos e tudo mais.