A educação globalizada

ensino

Resumo: O insuportável e monstruoso governador de São Paulo iniciou a destruição total da educação. O pior é que muitos outros Estados pensam em fazer o mesmo.

Esse monstro do PSDB que governa o Estado de São Paulo (prefiro nem escrever esse nome por aqui) iniciou uma das reformas mais devastadores do sistema escolar. A primeira pergunta é: Como surge um pensamento tão estúpido? A resposta está nessa epístola do cristo cósmico Baha’u’llah:

“Diz o Grande Ser: Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habitar a humanidade a tirar dela algum proveito…” LAWH-I-MAQSÚD (Epístola de Maqsúd)

Cada pessoa interpreta isso como quer e coloca em prática da mesma forma.No caso dos neoliberais do PSDB, palavras como “Jóia” e “ tesouros” não se referem a valores espirituais, mas fonte de lucro e pagamento de favores políticos.

Esse partido implantou uma ditadura neoliberal que vai ultrapassar 20 anos de poder em São Paulo. Ora, agora é o momento de retribuir aos investidores de sua campanha e também a deputados ligados a instituições “ sem fim lucrativos” para repartirem todo o dinheiro roubado em impostos. Eis aqui a revelação de um mistério…Agora você sabe o motivo de leis tão impopulares como a multa da água/luz serem rapidamente aprovadas e aplicadas na população. Suborno! Propina!

Mas voltando para a educação…Esse monstro aliado a uma múmia esquelética que recebe o nome de Secretário da Educação (nazista até no nome), e isso sem conhecer nada dessa área, dividiram as escolas em ciclos criando uma verdadeira baderna. Algumas possuem apenas o ciclo 1, outras o ciclo 1 e 2 , Outras o ciclo 3 e outras nenhuma. Essas últimas serão fechadas. Algumas dessas escolas estão em áreas nobres que antes eram escolas padrão do Estado. Todas serão rapidamente entregues para a FATEC/ETEC, uma autarquia simbólica que representa os interesses da IBM no Brasil, empresa que deseja abocanhar milhões do dinheiro Estatal através do mercado de educação técnica. Pobres alunos! Serão formados no sistema mecanicista e sem qualquer capacidade cognitiva crítica.

Já algumas escolas pobres da periferia  serão fechadas  e supostamente entregues para a prefeitura. Como são as mesmas empresas capitalistas que financiam tanto o PSDB como o PT, é “justo” que o governador não seja tão “egoísta” e deixe um pouquinho do imposto municipal roubado para que o prefeito faça uma partilha. Ops!Parceria pública privada como eles gostam de dizer.

Agora vamos analisar a baderna dos ciclos. Se nada for feito o governador continuará sua agenda global inspirada no modelo do imperialismo babilônico americano, as chamadas Charters Schools. Nesse tipo de parceria prevalece a lógica de mercado, ou seja, oferta/ demanda e metas.

Diane Ravitch em seu livro: “VIDA E MORTE DO GRANDE SISTEMA ESCOLAR AMERICANO: COMO OS TESTES PADRONIZADOS E O MODELO DE MERCADO AMEAÇAM A EDUCAÇÃO”,  mostrou que essa idéia absurda não deu certo, mas mesmo assim um governo sem competência insiste em colocar em prática. Quando o governo passa para a iniciativa privada qualquer responsabilidade que tinha acaba de assinar a sua declaração de fracasso absoluto, mas isso se deve ao desespero de arrecadar fundos para a campanha política de 2018.

Resumindo o trabalho de Ravitch: Nos EUA temos uma rivalidade entre escolas públicas e por concessão. Os alunos são avaliados por testes manipulados e através deles professores concursados são atormentados pelo fantasma da privatização (ops!Concessão fica mais bonito e suave) de fundações como a de Bill Gates, porém as escolas privatizadas expulsam os alunos ruins para terem índices de testes melhores que são usados para justificar a passagem para a iniciativa privada do pouco que sobra das escolas públicas.

Tudo gira em torno dos testes, muito parecido como os que já existem aqui. Escolas que ainda não foram privatizadas e melhores avaliadas são procuradas por estudantes. Isso faz com que escolas com menor pontuação sejam fechadas e transferidas para as concessões. Dessa forma cria escolas dos excluídos e dos intelectuais, o que gera uma verdadeira guerra violenta com muito derramamento de sangue. Os professores já não recebem salário, mas bônus pagos de acordo com a avaliação dos testes. O estado e as empresas privadas colocam toda a culpa no professor.

A estatística é extremamente falha e não se pode chegar a uma verdade absoluta. Existem várias formas de manipular dados amostrais, mas elas garantem que o capital possa migrar para a educação.

A versão brasileira que Diane Ravitch denuncia pode ser encontrada no PROJETO DE LEI Nº 1083 DE 2015, ênfase para a privatização da educação infantil (o sonho de todo o governante é que o povo saiba apenas ler e obedecer ordens de forma irracional ) . São as mesmas propostas absurdas que apenas visam enfatizar a submissão do estado a avareza do capital. Como o dinheiro é público,  o Governador não está nem aí para a infraestrutra ( o proletariado) que analisamos no outro post sobre globalização. O importante aqui é lucrar e quem sabe garantir 25 anos no poder repartindo o Estado na forma de parcerias e concessões Lucro esse que envolve a criação de matéria optativas, a saber: Químcia, física, biologia, filosofia, Educação artística entre outras. Isso é super imporante, pois elas visam criar no aluno o caráter investigativo da realidade e do mundo em que se vive. Nenhum fascista quer isso.

https://apocalipsetotal.wordpress.com/2015/10/30/globalizacao-x-mundializacao/

Bom..solução para isso existe, mas será que a APEOSP, sindicado fraquíssimo e atrapalhado do Estado de São Paulo, está disposto a revelar esses segredos para a sociedade? Outras perguntas importantes: Como se dá o conhecimento? Empirismo ou racionalismo? Existem pessoas que nascem com facilidade inata para matemática? Existem alunos que precisam esquematizar o aprendizado ou aprender falando?  Ora, criar um reforço escolar que ajude ao aluno esquematizar seu raciocínio não seria algo bom? Se realmente estivessem interessados na educação refletiriam sobre o método e não nesses índices capitalistas que levam apenas para uma concorrência desleal de mercado.

Tenha paciência com essa nova ordem mundial!

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,sp-divulga-lista-de-94-escolas-que-serao-fechadas-em-2016-consulte,1787618

http://www.jornalopcao.com.br/reportagens/estado-deve-implantar-oss-na-area-da-educacao-aos-moldes-das-charter-schools-americanas-2-25931/

http://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a17v33n119.pdf

https://apocalipsetotal.wordpress.com/2010/07/30/os-principios-sociais-da-nova-ordem-mundial-%E2%80%93-parte-3/

Anúncios