Watson: o desafio de todos os tempos

Watson é a nova Inteligência artificial da IBM que veio para destruir as nossas vidas. A era digital iniciou como auxilio ao estudo cientifico, evolui para o fim de empregos, começou a monitorar nossas vidas e agora entra em um estágio mais assustador que é tomar decisões sobre como devemos viver e isso inclui diagnósticos de saúde.

Infelizmente já dá para se ter uma idéia do futuro que nos aguarda. Um deles está no livro Eu robô de Isaac Asismov. O livro está dividido em nove contos sobre cibermética. No capítulo 9 temos o cérebro positrônico. São quatro inteligências artificiais que governam e conduzem a humanidade da forma que querem. Se for necessário exterminar a máquina fará, se for necessário um governo tirano ela indicará… Isso é feito após os cérebros serem alimentados com toda a informação da humanidade. Pelo jeito o primeiro já está pronto.

Quem assistiu o Filme Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith deve se lembrar da cena em que o jovem Anakin Skywalker é mutilado. Após ficar sem braços e pernas e muito danificado, uma série de robôs, guiados por uma inteligência artificial, começam o reparo do seu corpo e ele se transforma em Dath Vader.

Watson da IBM tem a mesma função. Embora a empresa não confesse publicamente, ele irá sim substituir médicos ou sobrarão muitos poucos, pois muitas patologias são feitas através de uma sequência lógica de sintomas computadorizados. Dessa forma, basta apenas cruzar as informações em um quiosque holográfico e imprimir a receita.

 

http://www-03.ibm.com/systems/br/power/advantages/watson/

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000024.pdf