A demagogia na política brasileira

demagogiaO Brasil, isso pelo menos em teoria, seria um país democrático, porém quando a democracia se torna corrompida transforma-se em demagogia, uma espécie de política que favorece as paixões populares, ou seja, em todos os discursos políticos e marqueteiros se especializam em falar apenas aquilo que o povo quer ouvir ou deseja de mudança.

Se por um lado a demagogia fala aquilo que o povo quer ouvir na forma de mentira, por outro  ela é uma plataforma para o poder. Todo poder almeja um bem e a política foi criada para que pessoas virtuosas positivassem leis justas de moral e conduta através de um bem supremo para a comunidade; mas essa demagogia democrática transformou o bem-supremo em  algo pessoal. Esse bem pessoal é centralizado entre um governante e algumas mega empresas que financiam suas campanhas eleitorais, recebendo essa forma o nome de poder.

O filósofo Maquiavel foi o responsável pela melhor definição sobre o que é a política dizendo que os fins justificam os meios. Dessa forma vale tudo para se manter no poder ou até em alguns casos se perpetuar nele. Dessa forma, a propaganda marqueteira surge como aliada ao poder para promover a demagogia de forma ampla. Vejamos alguns exemplos:

1) Políticos menores – É  formado por deputados. Dentro desse grupo existe uma pequena quantidade de pessoas que se perpetuam no poder. A forma de se elegerem é através do consciente eleitoral. Essa tática demagógica consiste em escolher um palhaço que chame a atenção do povo. Assim muitos votam no palhaço e reelegem um marginal. Alguns exemplos de palhaços eleitorais:  Tiririca, Marco Feliciano, Marisa Lobo…

O político menor não possui tempo para proferir um discurso, por isso a tática demagógica consiste em usar alguma frase imbecil para chamar a atenção do povo. Imbecilidade é algo que o povo quer ouvir, pensam eles.

Os políticos menores atuam muito em igrejas. Persuadidos por mega pastores  enganadores como RR Soares, Edir Macedo, Valdemiro Santiago , Silas Malafaia e outros muitos fiéis votam em seus indicados, porém esquecem que a demagogia religiosa busca defender apenas os interesses das igrejas que estão representando.

2) Políticos maiores – Nesse grupo estão senadores, prefeitos, governadores e presidentes. Como visto em outro post, a estratégia é mais refinada e move a industria da propaganda política feita por marqueteiros. Vence aquele que souber maquiar melhor o candidato escondendo  o seu lado monstruoso, fascista, corrupto, cruel, desumano,  avarento, soberbo, arrogante, prepotente, caluniador, mentiroso, falso, hipócrita, depravado, pervertido, amante dos prazeres e sem qualquer afeto mínimo por um ser humano, qualidades que se encontram em todos os políticos.

A demagogia para conseguir votos do povo é bem conhecida. Promover carreatas em bairros pobres, apertar mãos, beijar crianças e comer alimentos consumidos por pessoas simples. Todo esse material vai para a TV com uma música imbecilizante ao fundo.

Ainda no campo da demagogia, comunistas e neo-liberais usam estratégias diferentes. Somente na estratégia de esconder suas ambições é que são parecidos, pois nenhum deles falam que são comunistas (PT) ou neo liberais (PSDB) e muito menos explicam ao povo o mal que cada um dos sistemas pretende implantar. O comunismo, por estar mais próximo da população devido aos movimentos sindicais acaba proferindo discursos falaciosos que o povo quer ouvir.

Já os neoliberais não possuem representação entre o povo, pois trabalham e representam a elite burguesa (empresários, banqueiros , médicos…). A solução encontrada por eles é  obrigar alguns funcionários públicos a participarem de suas convenções, tática muito utilizada por Alckimin, dono do Estado de São Paulo que pretende se perpetuar no poder até a morte com o seu PSDB.

Diante de toda essa exposição, o Brasil está totalmente corrompido pela demagogia e pronto para ser administrado pela ordem mundial de Baha’u’llah algum dia. O problema é que o exercito mundial do futuro não punirá esses monstros, mas nós os cidadãos comuns. Mas mesmo diante das tribulações de mundo das trevas DEUS está conosco para nos dar força para suportar.

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”  (Isaías 57 : 15)

Anúncios