Tales de Mileto e a nova ordem mundial

Resumo: O primeiro filósofo que chegou perto da Bíblia, mas devido ao erro desse pensamento filosófico,  o mundo se tornou mais egoísta e corrupto na questão ambiental.

O lado Ruim da filosofia

Tales de Mileto (624 – 545 a.C) foi o primeiro filósofo pré-socrático  que se dedicou ao pensamento sobre a natureza.Para Tales, a água era a origem de tudo. O seu pensamento está em parte certo com a Bíblia como descrito no livro de Gênesis:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”  (Gênesis 1 : 2)

Porém, não é agua o príncipio de tudo e  três  formas do poder de DEUS operaram sobre ela. Se meditarmos nessa passagem acima podemos ver  a ação da trindade muito acima da água, ou seja, DEUS criando tudo, o verbo (JESUS) e o ESPÍRITO SANTO pairando sobre as águas (por não estar baseado na verdade absoluta foi refutado por outros filósofos como Xenófanes, Anaxímenes, Platão e outros).:

O pensamento de Tales continuou pelos séculos até chegar nos nossos tempos  se deparando com a ordem mundial de Baha’u’llah/ ONU . Nesse caso, mais especificamente na causa ambiental e na importância da água.

http://www.onu.org.br/dia-mundial-da-agua-22-de-marco-de-2012/

Se por um lado as pessoas não se preocuparam em construir casas na beira de represas que fornecem água para a população, por outro vários países tentam privatizar a água como é o caso de Portugal para atender os anseios de preservação da ONU.

http://aguainfo.no.sapo.pt/audipriv2013/aud20130327.htm

O lado bom da filosofia

Tales pode parecer estranho para os nossos dias, mas foi através dele que o pensamento filosófico se dividiu entre a percepção dos sentidos e o racional. Ele foi um ótimo astrônomo ao observar que algumas estrelas grandes sempre estavam no mesmo lugar, atribuindo a elas o nome de planetas.

Mesmo em uma época tão remota conseguiu estabelecer o numero de dias, anos e meses que são usados até hoje no nosso calendário, despertando assim em muitos o estudo filosófico da astronomia.Quando Tales esteve no Egito estudando apreendeu e aperfeiçoou a geometria.O teorema de Tales  é uma das formas mais práticas para medir áreas: