A filosofia do bahaismo e o seu conflito inevitável

Antes de entrar no assunto, vamos para um conceito sobre o que é [1] filosofia:

“Historicamente, a filosofia se situa entre o laboratório e o templo. Enquanto o cientista é o escravo dos fatos e o sacerdote é o servo da fé, o filósofo é filho da liberdade de pensamento e sua atividade intelectual não encontra limites… A função essencial da filosofia, mais do que oferecer respostas, é formular perguntas…”

Filosofia é como tirar um coelho de uma cartola. Um novo mundo surge com  novas perguntas.Para exemplificar o conflito inevitável foi usado uma charge com  dois pontos de vista sobre o que é o feminismo, um dos  [2] princípios mais aplicados na ordem mundial de Baha’u’llah. Observe o pensamento filosófico das duas moças abaixo (se necessário, clique na foto para ampliar):

filosofia hoje

Quando uma mentira se transforma em verdade filosófica, mesmo  que relativa, ambos os lados entram em conflito sobre o mesmo pensamento do erro, nesse caso a diversidade, seja ela de ordem política, social, econômica ou religiosa.

O pensamento filosófico deveria estar limitado não a religião, mas na verdade imutável que é a palavra de DEUS. Quando esse tenta procurar algo além são como ventos movidos sobre todas as direções, dessa forma temos o ciclo filosófico que representa um risco para a salvação, estando sujeito a crer na operação do erro:

“E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;”  (II Tessalonicenses 2 : 11)

A filosofia é importante para entender a nova ordem mundial, porém ela deve estar em um nível inferior e os ensinamentos bíblicos devem estar em primeiro plano, pois se isso não for feito o pensamento filosófico entrar em conflito com a verdade bíblica, julgando-a como loucura:

“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.”  (I Coríntios 3 : 19)

Imagine uma terceira pessoa dizendo para essas duas moças que ambas estão erradas? ora, as duas ficariam furiosas!

[1]- http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/14619-o-homem-que-ressuscitou-a-filosofia-no-brasil.html%5D
[2] – https://apocalipsetotal.wordpress.com/2010/07/31/os-principios-sociais-da-nova-ordem-mundial-%E2%80%93-parte-4/

Anúncios