ONU cria novo indicador de verde para substituir o PIB

Resumo da notícia: “o Índice de Riqueza Inclusiva (IRI). Apesar de registrar crescimento do PIB, China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil aparecem com tendo esgotado significativamente seu capital natural, a soma de um conjunto de recursos renováveis e não renováveis, como combustíveis fósseis, florestas e pesca. Foram observadas mudanças na riqueza em 20 países, que juntos representam quase três quartos do PIB mundial, de 1990 a 2008.

Se medido pelo PIB, que é o indicador mais comum para a produção econômica, as economias da China, Estados Unidos, Brasil e África do Sul cresceram respectivamente 422%, 37%, 31% e 24% entre 1990 e 2008.

Entretanto, durante o período avaliado, os recursos naturais per capita diminuíram em 33% na África do Sul, 25% no Brasil, 20% nos Estados Unidos e 17% na China. Das 20 nações pesquisadas, somente o Japão não sofreu diminuição do capital natural, devido a um aumento da cobertura florestal…”

Comentário:

Comentário: A tentativa de substituir o índice do PIB (produto interno bruto) pelo  do IRI foi totalmente inspirada nos ensinamentos do cristo cósmico Baha’u’llah, mais especificamente no item  2) O princípio das fronteiras planetárias e no  parágrafo,  b) Substituição do PIB por um outro índice ambiental.

Esse índice servirá no futuro para punir os países que não estiverem cooperando com as políticas públicas ambientais da ONU.

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/rio-mais-20/noticias/2012/06/17/noticias_internas_rio_mais_20,300647/onu-lanca-indice-de-riqueza-inclusiva-recursos-naturais-diminuiram-mais-no-brasil-do-que-nos-eua.shtml

Anúncios