João, o anjo, o livrinho e os sete trovões – final

E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.(Apocalipse 10:8)

O Apóstolo João agora toma o livrinho, um dos três símbolos que está sobre o controle do Anjo. Os outros dois são o mar e a terra, local onde estarão as bestas do Apocalipse. O livrinho está aberto, mas o seu conteúdo não é escrito na Bíblia. Novamente nos leva a refletir que o seu conteúdo está relacionado  com leis de  um sistema pagão de governo.

E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. (Apocalipse 10:9)

Para o estudo desse versículo se faz necessário a comparação entre as traduções da Bíblia. Na versão acima a tradução sugere que João comeu o livrinho , mas na versão Almeida Revista e Atualizada  está escrito que ele devorou o livrinho:

“ Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. “(apocalipse 10:9)

Considerando que o anjo gritou para que os trovões saíssem, o uso da palavra “ devorou” se torna mais apropriada para o estudo.

João, assim como o anjo, também representa o poder de DEUS sobre o livrinho que foi devorado. O gosto do livrinho tornou-se doce na boca e amargo quando chega no estomago. Isso sugere um governo mundial com falsas promessas boas que se tornarão más no futuro. Podemos citar como exemplo a transição da economia verde que chegará ao ponto de matar pessoas para proteger uma árvore.

E assim, João confirma as palavras do anjo sobre o gosto do  livrinho nesse outro versículo:

E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. (Apocalipse 10:10)

O anjo já tinha falado sobre o gosto do livrinho, mas o Apostolo João teve que confirmar isso devorando, ou seja, ele teve uma experiência pessoal com o lado doce e amargo que o reinado de satanás está implantando na terra, mas isso ainda não é tudo e os estudos sobre o Apocalipse devem continuar; por isso, o anjo admoesta ao Apóstolo que continue na sua jornada escrevendo e profetizando:

E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.(Apocalipse 11:11)

Por esse motivo, o Apóstolo João continua a sua jornada profetizando o livro de Apocalipse. Em Ap 10 o poder de DEUS chega antes de satanás e coloca os pés sobre o mar e a terra.Em AP 12:12 satanás, após ser expulso, recebe poder para infernizar a vida dos habitantes do mar e da terra  ; e isso com crises econômicas, sociais, políticas e religiosoas. Em Ap 13 ele estabelece o seu governo mundial criando as bestas do mar e da terra.Em  Apocalipse 17 : 8 João mostra o homem a quem  satanás deu poder para criar todo o sistema de governo, a besta do abismo (Obs.: Não confundir a besta do abismo com o anticristo).