João, o anjo, o livrinho e os sete trovões

Estudo sobre o capítulo 10 do livro de Apocalipse. Que DEUS nos dê entendimento sobre os versículos:

“E VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;”  (Apocalipse 10 : 1)

“E VI outro anjo forte” – Três anjos fortes aparecem no livro de Apocalipse. O primeiro procurou alguém para abrir o livro selado (Ap5:2) , o segundo anuncia a queda da Babilônia (Ap 18:21) e  depois temos esse anjo de AP 10:1.

Esses anjos representam o controle  de DEUS sobre todos os principados e potestades criados por satanás.

“vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo” – Aqui João descreve as características do poder de DEUS sobre os anjos através de símbolos (nuvens, arco celeste,colunas de fogo…).

Alguns estudiosos acreditam que esse anjo é o Senhor Jesus, mas o arco-íris aparece em cima de sua cabeça. O arco-íris do trono de  DEUS aparece ao redor do trono (Ap 4:3) dando a impressão de o anjo está abaixo do trono, mas de qualquer forma não deixa de ser uma representação do poder de DEUS.

“E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;”  (Apocalipse 10 : 2)

“E tinha na sua mão um livrinho aberto”– Alguns estudiosos dizem que esse livrinho é o mesmo livro de Apocalipse capítulo 5, mas os dois possuem muitas diferenças. O nome “livrinho” sugere que ele seja algo inferior ao livro ou palavra de DEUS. O livro de  Ap 5 está selado, mas o livrinho de Ap 10 está aberto. O livro de Ap 5 possui sete selos, mas o livrinho de Ap 10 possui sete trovões. Como os outros dois anjos anunciam punições para os habitantes rebeldes da Terra, a missão desse caminha para ser algo parecido.

“E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra” – O anjo de deus coloca os pés no mesmo local onde satanás estabelecerá o seu reinado, mais conhecido como nova ordem mundial. A primeira vez acontece no versículo abaixo, onde o Apóstolo João descreve a grande ira de satanás em seu curto reinado:

“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”  (Apocalipse 12 : 12)

Já em m Ap 13 o governo mundial já está formado no reino material  através da besta do mar e da terra; por isso podemos concluir que o anjo forte está representando o poder de DEUS sobre o livrinho, a besta do mar e da besta da terra.

Agradecimentos ao site:

http://www.estudosdabiblia.net/b09_18.htm